
Formação continuada como parte integrante da atividade docente: um olhar da perspectiva da cotidianidade
Resumo
Este artigo pretende contribuir para a reflexão sobre as condições de trabalho do professor brasileiro. Num primeiro momento são apontados aspectos da precarização da atividade docente, entre eles a formação insatisfatória de muitos professores recém-formados, a carência de infraestrutura nas escolas e o excesso e a dispersão das demandas a que elas devem atender, muitas vezes sem qualquer ligação com o processo de ensino-aprendizagem. Em seguida, discute-se como as formas de ser da cotidianidade podem se cristalizar na atividade docente, produzindo um estranhamento no professor em relação ao próprio trabalho e às suas competências profissionais. Nesse cenário, vemos a formação continuada descortinar a possibilidade de o professor ultrapassar alguns dos comportamentos cristalizados e alienados do cotidiano e encontrar formas mais integradas de pensar, sentir e agir.
Palavras-chave
Continuing education as an important trait of teaching activity: a look from the perspective of cotidianity
Abstract
This article intends to add to the reflection on the working conditions of Brazilian teachers. At first, we will be pointing at aspects of the teaching activity precarization, among them the unsatisfactory education of newly-graduate teacher, lack of school infrastructure, and excessive and dispersive demands they must meet, often disconnected to the teaching-apprenticeship process. Then, we will discuss how cotidianity’s ways of being may consolidate in teaching activity, creating an estrangement on the teacher concerning his own work and professional competences. On this background we see continuing education revealing the possibility of teachers overcoming some of the consolidate and alienated from everyday life behaviors and finding more integrated ways of thinking, feeling and acting.
Keywords
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v4i2.298
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ISSN 2237-9983