
Teoria e prática no processo de formação inicial de professores de Geografia e História
Resumo
Apresentar aspectos da pesquisa realizada com 40 professores de geografia e história, que atuam no ensino fundamental e médio, em escolas públicas e particulares, é o objetivo deste trabalho. A entrevista é uma atividade prática da disciplina de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, com a finalidade de articular os conhecimentos produzidos na universidade com aqueles construídos na escola (AZZI; SADALLA, 2002; SISTO; OLIVEIRA; FINI, 2000). Os 40 graduandos de geografia e história entrevistaram os professores, por meio de um questionário, com o intuito de conhecer e analisar como ocorre efetivamente a atuação em suas áreas de conhecimento e quais as contribuições da psicologia para a prática docente. Com base nos dados coletados podemos inferir que o diálogo entre o graduando e o professor em exercício é fundamental para subsidiar o processo de formação inicial.
Palavras-chave
Theory and practice in initial education process of teachers of Geography and History
Abstract
Keywords
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v4i2.289
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ISSN 2237-9983