A cultura da infância e a formação de professores

Maria Lúcia Medeiros

Resumo


O texto relata as experiências do projeto “Brincar: o brinquedo e a brincadeira na infância”. Voltada para a formação de professores, gestores escolares e gestores de secretarias de educação, a iniciativa objetiva possibilitar a desconstrução de concepções idealizadas a respeito das crianças, substituindo-as pela percepção destas como sujeitos que possuem maneiras de agir diferentes daquelas dos adultos e que se expressam por meio de diferentes linguagens. A proposta é efetivada a partir do compartilhamento e realização de brincadeiras do repertório infantil e da observação de crianças brincando em diferentes contextos e espaços sociais, práticas que oferecem ao público participante a possibilidade de reflexão a respeito da infância e de suas expressões culturais, em especial sobre a brincadeira, que ocupa papel central na cultura infantil.

Palavras-chave


Projeto Brincar. Formação de professores. Formação de gestores de secretarias de educação. Brincadeiras. Cultura da infância

The culture of childhood and the teacher education


Abstract


The text reports the experiences of project “Brincar: o brinquedo e a brincadeira na infância”.  Focused on the education of teachers, school managers and education secretariat managers, the initiative aims at permitting the deconstruction of the conceptions idealized on children, replacing them with the perception of them as individuals that have ways of acting that are different from those of the adults and that express themselves through different languages. The proposal is carried out based on the sharing and realization of plays from child repertoire and the observation of children playing in different contexts and social spaces, practices that offer to the participating audience and possibility of reflection on childhood and its cultural expressions, in particular on plays, which occupies a central space in child culture.

Keywords


Project Brincar; teacher education; school managers education; education secretariat managers; plays; childhood culture

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v5i7.57

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983