Imagem para capa

Revisitando Cohen e Barnes em “Pedagogia e política”

Elba Siqueira de Sá Barretto

Resumo


Os formuladores das políticas educacionais usualmente não costumam atinar com as aprendizagens que elas requerem dos responsáveis pela sua execução. Mesmo as políticas mais elementares demandam consideráveis aprendizagens daqueles que as porão em prática, do que decorre que políticas que propõem mudanças profundas certamente demandam grande esforço educativo. Esse é o argumento que desenvolvem David Cohen e Carol Barnes no trabalho indicado, ao analisar as reformas educacionais do período pós-guerra aos anos 1980 nos Estados Unidos. Trata-se de um texto de 1993, decorridos, portanto, mais de 20 anos da sua publicação, mas que, a nosso ver, merece ser revisitado, não apenas porque faz uma boa síntese das políticas educativas nesse país no intervalo de tempo considerado, mas pela oportunidade das reflexões que traz, particularmente quando se tem em conta o contexto brasileiro atual e a natureza das reformas da educação básica em curso.



Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v5i1.325

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983