Imagem para capa

Ler de novo ou ler o novo? Práticas de leitura de crianças na biblioteca pública

Rafaela Vilela

Resumo


Este trabalho discute a leitura intensiva como uma prática de leitura recorrente na infância. Por que as crianças desejam tão frequentemente ler histórias já conhecidas? Qual o significado e a importância de ler de novo? Trata-se de resultados de uma pesquisa de mestrado realizada em uma biblioteca pública com crianças entre 4 e 10 anos. Como estratégias metodológicas foram realizadas observações participantes, registros fotográficos, entrevistas semiestruturadas e conversas informais com as crianças frequentadoras do espaço. Os estudos de Bakhtin (1995, 2011), Benjamin (1994) e Vygotsky (1993) sustentam as concepções de linguagem e de sujeito, bem como as questões teórico-metodológicas de pesquisa. Para as discussões sobre leitura e infância buscou-se interlocução com os escritos de Chartier (1994, 2009), Corsino (2009, 2010), Larrosa (2002), Reyes (2012) e Yunes (1995, 2003). 


Palavras-chave


Linguagem. Leitura literária. Crianças. Biblioteca pública.

Read again or read anew? Children’s reading practices in a public library


Abstract


This study discusses repeated reading as a recurring reading practice in childhood. Why do children so often wish to read stories already known to them? What is the meaning and the importance of reading again? We present the results of a master’s research project conducted in a public library with children aged 4 to 10 years. Our methodological strategies consisted of participant observations, photographic records, semi-structured interviews and informal conversation with children who regularly used the library. The studies of Bakhtin (1995; 2011), Benjamin (1994) and Vygotsky (1993) were used to underpin the concepts of language and subject, as well as for approaching theoretical and methodological questions. For discussions about reading and childhood, we sought to dialogue with the writings of Chartier (1994; 2009), Corsino (2009; 2010), Larrosa (2002), Reyes (2012) and Yunes (1995; 2003). 


Keywords


Language. Literary reading. Children. Public library

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v5i1.321

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported.

ISSN 2237-9983